"RGB" é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado pelos tons de vermelho (red), verde (green) e azul (blue). Seu propósito principal é reproduzir cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV, computadores, mídias digitais e celulares.
Geralmente esse tipo de imagem requer a conversão do arquivo previamente para CMYK, antes de ir para impressora. Bem... pelo menos era assim até bem pouco tempo atrás. A recente atualização no mecanismo de renderização do VersaWorks mudou e permite agora a interpretação de maneira mais efetiva das imagens em RGB, o que facilita a vida do operador, proporciona economia de um tempo precioso e garante uma impressão irretocável. Trata-se da terceira versão do True Rich Color que leva em consideração a pigmentação da tinta da Roland.
Em RGB, as tonalidades primárias possuem uma gama superior ao CMYK porque a luz é pura, enquanto que a tinta contém impurezas e, quanto maior a impureza, mais limitado o espectro que se consegue atingir. O sistema True Rich Color 3 foi desenvolvido para fazer a interpretação dessas cores da tela automaticamente e com perfeição. O software VersaWorks converte a imagem de RGB, sem necessidade de alteração previa do arquivo, para isso, bastam alguns cliques.
Desse modo, virou coisa do passado o conflito de imprimir diretamente retratos da família, imagens de celular e do computador, slides de Power Point enviados em RGB. Vale lembrar que esse adeus à manipulação prévia para o CMYK é um privilégio do usuáro da Roland porque, em equipamentos de outras marcas, a impressão sairia lavada, como se o renderizador não soubesse interpretar.
Porém, quando se trata de uma máquina da Roland ocorre a interpretação confiável daquela imagem em RGB para o CMYK usando somente o True Rich Color 3. É só ativar o mecanismo que faz sozinho a interpretação da cor. Como o conversor de imagem se baseia especificamente nas tintas instaladas na máquina o resultado é excelente, com maior nitidez e atingindo em tonalidades que até então se conseguiria rodando já no CMYK.
Em impressão digital para comunicação visual é comum se deparar com clientes que não são profissionais da área gráfica, às vezes o atendimento é em balcão onde se recebe todo tipo de arquivo. A partir de agora você já sabe, em vez de gastar até uma hora para manipulação prévia, criando processos é só mandar direto para o VersaWorks fazer a conversão, porque além de dar um resultado muito coerente com o que está na tela, poupa o trabalho de realizar todos os processos como forçar a abertura em Photoshop e de fechamento de arquivo.
Resumindo, True Rich Color 3 significa facilidade de manipular a imagem em RGB, com maior fidelidade de tons e chegando a resultados que vão impactar visualmente. Aproveite esse trunfo que está nas suas mãos.