O meu texto anterior, Veja o que você ganha ao fechar corretamente o arquivo, deu início à serie de dicas para você que abraçou o mercado de personalização e comunicação visual e sabe a importância de se ficar atento a certos procedimentos aparentemente simples, mas que fazem total diferença no resultado final.
Como sabemos, a pré-impresão é a fase intermediária entre quem faz a criação (designer gráfico) e a impressão propriamente dita. Cada sistema possui uma característica e um critério para fechamento de seus arquivos. O uso de tintas especiais, que é o assunto de hoje, também possui suas peculiaridades.
No sistema de impressão mecânica, geralmente quando se fala em cores especiais estamos nos referindo ao pantone, ou seja, uma tonalidade específica. Mas em impressão digital, significa aplicações especiais para enobrecer o material, como preparar a superfície com o primer, aumentando a aderência da tinta, incluir a reserva da cor branca nos locais determinados pelo projeto e aplicação da reserva de verniz localizado, para um efeito brilhante ou criação de textura.
A maioria dos equipamentos disponíveis no mercado digital imprime somente as cores primárias. Porém, algumas máquinas Roland DG realizam o enobrecimento, utilizando o RDG_Primer (para aumentar a fixação), o RDG_white (para dar opacidade) ou RDG_gloss, para brilho. Mas vale frisar que atingir o resultado harmonioso demanda o completo entendimento de preparo do arquivo, que segue as seguintes etapas:
Passo a passo do primer, branco e verniz
- Receber o arquivo do designer gráfico com informações de onde o cliente deseja incluir os efeitos especiais;
- Fazer as verificações básicas como qualidade de imagem, resolução e expectro de cor, formato, tamanho do arquivo e eventual existência de sangria, quanco houver necessidade;
- Habilitar as cores especiais;
- Desenvolver a reserva de primer no substrato caso necessite de uma tinta ainda mais resistente;
- Selecionar na imagem o local onde será aplicada a cor branca e a definir como RDG_white;
- Na área de verniz localizado, definir a camada 100% RDG_gloss;
- No gerenciamento de cores especificar que deseja manter as configurações do documento, para que sejam mantidas as cores especiais, sem a conversão para cromia;
- Fechar o programa – que pode ser CorelDraw ou Illustrator - em PDF, compactando todas as informações em um único arquivo;
- Encaminhar o PDF, com todas as informações para o gerenciador de processos Versaworks (que fará a renderização dos arquivos para a impressora);
- Configurar a impressão utilizando o VersaWorks (tipo de impressora, qualidade, aproveitamento de material, substrato, etc);
- Especificar o modo e a sequência de impressão (primer, branco e verniz);
- Configurar o primer;
- Configurar o branco + CMYK e o perfil de cor, conforme o padrão utilizado pela empresa;
- Determinar que a máquina volte ao ponto de origem (para partir do ponto zero e não perder a referência);
- Configurar a passada só do verniz (tomando o cuidado para mandar a informação na sequência certa que deseja imprimir);
- Lembre-se que o verniz pode ser aplicado antes das cores báscias caso a intenção seja a de criar uma textura.
Como se pode ver, um único arquivo da imagem gerou um processo que incluiu verificação de questões básicas de qualidade, processo de criação das camadas das quais pretendo aplicar o efeito especial, configuração de arquivo fechado em PDF e configuração da impressora, no VersaWorks. Todo esse caminho dá uma dimensão da importância e complexidade da pré-impressão, para deixar o arquivo de uma maneira que atenda os critérios essenciais para que o resultado fique exatamento como o esperado.
De acordo com o demonstrado no quadro abaixo, dos equipamentos que vão fazer esse tipo de enobrecimento, a LEC é a mais completa, faz aplicação do verniz, primer e branco, bem como pode vir com o vermelho e laranja. Além disso tem recorte integrado. Bem... mas impressão e recorte já é um assunto para nosso próximo encontro. Não perca!
Equipamentos Roland com efeitos especiais |
|
Verniz |
LEC-LEF |
Branco |
LEC-LEF-TrueVis |
Primer |
LEC |
Laranja e vermelho |
LEC |
Laranja e verde |
TrueVis |
Corte integrado |
LEC-LEF-TrueVis-BN-20 |