A coluna Conversa com Especialista foi criada para oferecer dicas, esclarecer dúvidas e falar sobre as tendências de mercado. Ela terá uma frequência mensal e você pode participar, sugerindo temas para as próximas edições, mandando dúvidas e perguntas para os nossos especialistas!
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No último ano se tornou impossível não falar da pandemia. Ela mudou nossos hábitos, formas de consumo, até a economia mundial.
E claro, o mercado gráfico também sentiu. O impacto foi principalmente no modelo de trabalho das gráficas. A impressão de grandes volumes ficou cada vez menor, porém a busca por produtos personalizados, feitos conforme as necessidades do cliente ganharam espaço e virando um novo nicho na indústria.
Para me manter atualizado, sempre busco por dados de mercado... Fica aqui uma dica valiosa para você: Se atualizem sempre!
Então, buscando informações para melhor atender os clientes da Roland DG, achei alguns dados da InfoTrends que preveem um aumento no número de impressões digitais coloridas em cerca de 12% ao ano, cerca de 871 bilhões. Falam também das constantes inovações no mercado gráfico, como o aumento da qualidade, baixo custo e do atendimento personalizado. O que confirma meu pensamento, a pandemia acelerou duas tendências: as pequenas tiragens e a personalização.
Quem é da área sabe que o mercado trabalha com dois modelos de impressão: offset e digital. Qual a diferença entre eles? Qual a vantagem de cada um?
O primeiro passo para evitar problemas, independente do processo, é garantir: qualidade e o prazo esperado pelo cliente, além de trabalhar dentro da verba disponível no projeto. Mas para chegar nesse combinado, você precisa saber qual modelo de impressão que deve escolher. Então, vou falar um pouco de cada um deles.
Impressão Offset
A mais antiga e tradicional na indústria. Suas vantagens são: melhor custo unitário para grandes tiragens, velocidade e volume por hora de impressão depois do maquinário montado.
Com os avanços tecnológicos, dá para imprimir em diferentes substratos, além de papel.
Seria a escolha mais adequada para materiais como: papelaria, folders e flyers... É possível usar um acabamento com verniz UV, tanto localizado, como total, em papéis couche com gramaturas a partir de 120g. O Verniz UV pode ser aplicado em cartão de visita, flyer, folder, capas de livros, revistas, entre outros. Porém a personalização não aconteceria.
Impressão Digital
que aceleraram os processos e diminuíram os custos com mão de obra.
Brinco que é o modelo: “plug in e pronto”. Já que basta ter o arquivo digital para iniciar a produção.
A impressão digital é ideal para tiragens menores. Sua flexibilidade permite a inserção de dados variáveis, ou seja, personalização.
Há uns dois anos eram poucos os clientes que buscavam por esse serviço, mas atualmente se tornou frequente. Cada vez mais os consumidores querem se sentir exclusivos e as empresas que perceberam isso saíram na frente.
Dentre as vantagens da impressão digital estão: não é necessário preparar o equipamento para produção que proporciona ganho no tempo de produção; como é um processo eletrônico, permite o uso de dados variáveis – personalização; e o melhor custo para pequenas tiragens.
Outro ponto na impressão digital e a maior saturação de tinta, de cor e maior brilho, permitindo a criação de materiais mais vivos, com cores vibrantes e pantones especiais.
Ideal para trabalhar com fotografia, quadros, arte final, comunicação visual de grandes formatos e materiais personalizados.
Mas, respondendo à pergunta do início desse artigo: Impressão digital e impressão offset, amigas ou rivais? São AMIGAS, claro! Porque você não precisa escolher entre uma e outra, já que em alguns trabalhos uma vai complementar a outra. Quer ver um exemplo?
Uma empresa vai imprimir uma quantidade grande de folders. Melhor escolha offset! Mas, alguns dados não são fixos, vão mudar durante o ano... O que fazer? Imprime o folder na offset e deixa os espaços dos dados que serão alterados. Ai essa parte da impressão você faz na digital. Entendeu? Use sempre o melhor que cada modelo pode te oferecer.
DICA DO ESPECIALISTA
Sabendo da dificuldade de alguns empreendedores na hora de escolher o equipamento mais adequado para seu momento. Preparei um resumo com o perfil de cada impressora Roland DG com sua capacidade e melhor uso.
1. Equipamentos: BN-20, SG2-300 e SP-300i
Ideal para empresas com pequenas tiragens e impressão em etiquetas, rótulos, transfer para camisa e uniformes de times
2. Equipamentos: SP-540i, SG2-540 e SG2-640
Para empresas que está começando o seu negócio ou com impressões em pequenas tiragens. Que atuem com em comunicação visual, fotografias e quadros
3. Equipamentos: VG2-540, VG2-640 e RF-640
Para empresas que já têm uma produção média ou intermediária. Que atuem em comunicação visual em geral.
4. Equipamentos: VG2-640 e VF2-640
Para empresas que trabalham com cores especiais, e querem destaques no mercado, alcançando um gamut de cor maior que o padrão CMYK
5. Equipamentos: LEC2-330 e LEC2-640
Para empresas que trabalham com mockups, provas de cor, impressão com relevo (verniz localizado) e em materiais sem tratamento.