Como consultor de vendas de equipamentos e insumos para o mercado de comunicação visual percebo dioturnamente que o nosso cliente está sempre receptivo a aceitar aquilo que está alinhado com seus gatilhos mentais.
As frases persuasivas utilizadas mais comuns são:
- Temos um negocio bom para você;
- Estamos com uma proposta irrecusável;
- Aproveite essa oportunidade;
- Nosso preço é diferenciado;
- Nosso produto é igual e custa menos que o concorrente.
É muito importante ter a mente aberta e entender um pouco das armadilhas do discurso faraônico de um vendedor, muitos por falta de argumentos e conhecimento dos clientes utilizam-se do argumento de que tudo é igual.
Partindo do princípio de que nada se cria e tudo se copia, não existe mágica na escolha de um equipamento. Se uma industria que produz em larga escala tem um preço maior, o concorrente até pode ter algo que te leve ao mesmo lugar com mais tempo, menor conforto, maior consumo. Pode até te levar mas não tem como ser igual ou oferecer a mesma qualidade e estrutura de suporte! Know-how não se fabrica, se adquire com constantes experiências, não se tem como fazer mais com menos, em alguns casos isso não é regra e sim uma excessão.
O ponto mais importante em saber diferenciar é o "preço justo", ambas podem parecer iguais, porém são caminhos totalmente divergentes. Quem compra preço não se preocupa com custo, quem analisa custo já leva preço de brinde.
Com 20 anos de mercado percebo que muito se fala, pouco se orienta! Uma escolha mal feita pode lhe levar a quebra, já uma acertada abre as portas do sucesso. Antes de fechar qualquer negócio analise todas as propostas, faça um levantamento da concorrência, veja quem se destaca, qual é o seu setup e pense! Não é a toa que ele chegou onde chegou, muitas vezes a receita do bolo está a nossa frente e de graça, nós que queremos ir pelo caminho mais convidativo.
Ouço muito uma frase "Não gosto de ficar devendo" ERRADO!!! Um investimento correto não é dívida e sim segurança, melhor ter uma prestação e ter como pagar-la do que jogar seu dinheiro no lixo e no final das contas não ter nem um nem outro.