A Roland DG Japão realizou seus primeiros programas de estágios ocorridos em 7 e 14 de fevereiro de 2018, com um total de 16 estagiários que participam na sede da empresa em Hamamatsu, no Japão. O programa foi organizado com o objetivo de fornecer aos alunos o dia-a-dia da vida real sobre situações de trabalho e uma chance de experimentar um ambiente para ajudá-los a desenvolver suas carreiras profissionais.
O programa de estágio deu aos alunos a oportunidade de ganhar experiência prática com uma das principais linhas de produtos da Roland DG, a impressora UV LEF-300, capaz de imprimir diretamente em uma vasta gama de materiais. Os alunos foram solicitados a discutir abertamente as melhores maneiras de comercializar a impressora para atender a vários mercados e aplicações.
Para demonstrar a variedade de recursos de impressão da impressora, a sessão matinal do programa envolveu os alunos criando e imprimindo seus próprios designs personalizados em cadernos usando a LEF-300.
À tarde, os estudantes foram convidados a formar grupos de três ou quatro para discutir os mercados ideais para os quais a LEF-300 poderia ser comercializada, seguido de apresentações sobre suas descobertas. Alguns grupos trabalharam com poucas ideias, então a equipe da Roland DG Japão juntou-se em suas discussões para ajudar. Todos os grupos acabaram apresentando alguns conceitos interessantes de marketing.
No estágio de um dia, cada grupo apresentou suas ideias de marketing aos outros grupos. Apesar da dificuldade de encontrar maneiras de entrar em novos mercados e do tempo limitado disponível para discussões, as ideias levantadas por cada grupo proporcionaram uma perspectiva interessante em várias propostas de marketing.
Os estagiários forneceram uma série de comentários sobre suas experiências. “Foi divertido aprender o que os produtos são capazes e despertou meu interesse nos negócios da Roland DG”, disse um deles. “Realmente poder usar a LEF-300 ajudou com a discussão em grupo. Foi ótimo que a equipe se juntou e nos deu algumas dicas quando achamos difícil encontrar ideias”, disse outro. “O programa de estágio em muitas outras empresas geralmente envolve apenas um briefing e pequenas discussões em grupo, mas esse estágio foi ótimo porque foi mais prático e também nos deu muito tempo para trabalhar em grupo”, disse um terceiro aluno.
Assistir os estagiários discutirem o tópico juntos e chegarem a uma conclusão - exatamente como as reuniões da empresa aconteceriam durante o trabalho - nos fez sentir que o programa de estágio era uma boa oportunidade para demonstrar aos estagiários como é o trabalho.
Apesar do programa de estágio ser curto, ficamos felizes em saber que os alunos se divertiram participando do programa. Um obrigado a todos os alunos que se juntaram a nós para estes estágios!